Projeto Arquitetônico



O projeto arquitetônico é o conjunto de idéias que ainda estão no abstrato e serão materializadas através do desenvolvimento de desenhos técnicos

De acordo com o Programa de Necessidas que é obtido através de conversa com o cliente, o projeto arquitetônico é elaborado pela arquiteta Camila Alamino que procura apresentar um trabalho difererenciado de acordo com as preferências e estilo do cliente buscando ao máximo visar o uso da ventilação e da iluminação natural bem como o aproveitamento do conforto térmico que o sol pode nos proporcionar dentro de um bom projeto.

Etapas

1. Programas de necessidades

Para que um projeto possa ser elaborado com excelência, é indispensável saber do cliente quais são suas expectativas com relação ao novo projeto, entender qual é o seu estilo, saber quais são os seu desejos, suas preferências e suas necessidades também além do levantamento de outras informações necessárias como características gerais incluindo localidade, documentos contendo informações do lote, do cliente, posturas municipais, códigos e normas pertinentes entre outras. E tudo isso acontece através de uma conversa com a arquiteta.

2. Estudo Preliminar

É nesta segunda etapa em que todas as idéias, necessidades e informações obtidas através do Programa de Necessidades e conversa com o cliente serão colocadas no papel dando início ao desenvolvimento do desenho técnico. Para o desenvolvimento de um bom projeto de arquitetura é necessário levar em consideração todas as informações sobre o lote e sua topografia, conhecer bem normas e afins, levar em conta a orientação solar com relação ao lote, projetar a distribuição e a setorização do ambientes de formal usual, fazer a estimativa da área total que o novo projeto terá de acordo com o solicitado pelo cliente e integrar de forma harmoniosa a futura construção ao seu entorno.

Para que possamos passar para a próxima fase, o projeto que consiste o Estudo Preliminar deve ser analisado pelo cliente e após essa análise, o mesmo poderá solicitar alterações no projeto. Essas alterações serão discutidas juntamente com a arquiteta que analisará quais são as reais necessidades dessas alterações, levando em conta também as posturas municipais, os códigos e normas pertinentes entre outras. Feito isso iniciaremos a próxima etapa do projeto.

3. Anteprojeto

O Anteprojeto é uma adaptação do Estudo Preliminar juntamente com suas alterações quando estas solicitadas pelo cliente ou quando há necessidade. É um projeto mais completo por conter mais detalhes e mais informações. Nele sugerimos em planta decorada a distribuição dos móveis em todos os ambientes para uma melhor compreensão do cliente com relação aos espaços projetados, além de como se dará a distribuição dos equipamentos hidráulicos tais como, pias, box, vasos sanitários, banheiras e chuveiros. Nesta fase do projeto ainda é possivel fazer pequenas alterações que não tenham grande impacto no mesmo e que não alterem sua metragem total. Após a análise e aprovação do cliente iniciaremos próxima etapa do projeto.

4. Projeto arquitetônico (Executivo)

O projeto Arquitetônico apresenta de forma clara e organizada todas as informações necessárias para a compreensão do projeto e de todos os serviços inerentes para o entendimento e execução da obra pelo construtor, além de todas as informações conhecidas e solicitadas pelo cliente bem como suas alterações e aprovações.

Essas informações se dá através de plantas de todos os pavimentos, detalhes em escalas ampliada (1:50 ou 1:75), cortes transversais e longitudinais, cotas de níveis, fachadas, quadro geral de áreas, especificações, notificações, implantação da edificação no lote, dimensão de portas e janelas, alturas de peitoris, de muros e imagem 3D da área externa.


Nota: Para que possamos dar início aos projetos, é indispensável o Levantamento Topográfico do lote.

SIGA-ME